sexta-feira, janeiro 01, 2010

Reflexão sobre 2009

Bem, tinha de ter vindo aqui deixado os meus últimos pensamentos e reflexões sobre 2009 e uns primeiros para 2010. Já o devia ter feito, mas digamos que a entrada no Ano novo foi tudo menos pacífica. Foi conturbada as por enquanto ainda estou a sentir o bem que me soube estas pequenas horas de transição de décadas.

É verdade,esta década foi intensa. Ensinou-me muito, cresci muito, evoluí ainda mais. A verdade é que, agora que penso nisso, desejei intensamente e os meus desejos conseguiram tornar-se realidade, tenham sido eles bons ou maus sonhos, proveitosos ou simplesmente erros, a verdade é que aconteceram. Conheci muita gente que perdi pelo caminho, ganhei outras que ainda me acompanham. Aos poucos vou perdendo, aos poucos vou ganhando, mas sempre com experiências na bagagem e pedras no meu caminho.

2009 foi rápido, será esta a sensação que fica quando acabamos mais um ano da nossa vida? Tenho a sensação que já senti isto antes, que já passei anos rápidos e anos morosos daí não saber se realmente é impressão minha ou se realmente os anos passam a velocidades diferentes. Ainda com dor no peito de ter acabado uma relação comecei outra que me consome todos os dias, que me deixa num turbilhão de sentimentos, de emoções e de momentos que tanto me levantam como me fazem crescer. Ele fez que 2009 fizesse sentido, ele e o final do meu curso, que me abriu novas perspectivas para o futuro e que me fez ter uma vontade de aprender como se não houvesse amanhã. Aprender, ensinar o meu espírito e alma, ávidos do conhecimento das mais diferentes ciências e informações, para que fique mais completo, mais versátil e mais culto. Deixar de estudar deu-me força para voltar a fazê-lo, por minha conta. Deu-me o japonês, reavivou-me o Russo, alimentou-me para o turismo que desconhecia e não dominava. 2009 foi bom, cresci com ele, no coração, na mente e nos amigos. Relações intensificaram-se e outras despromoveram-se de importância. Umas que muito prometiam eram vagas e vazias, outras que nem imaginaria serem importantes demonstraram-se pilares fortes para a minha sanidade física e mental.

2009 fi benéfico e tirou-me muito, fez-me subir escadas e também me obrigou a descê-las, prometeu-me e não me cumpriu, tal como muito me deu e muito me tirou. O que esperançava para esse ano foi secretamente concretizado e foi-me retirado ao mesmo tempo. Algo ganhou magia, algo perdeu magia, mas a verdade é que sempre a houve e por mim sempre a haverá.

Quanto aos amigos, esses são ainda pilares na minha vida, são ainda chamas que me consomem o peito e me mantém quente. Os que ficam já se enraizaram com tanta força que nem com a mais pesada das tormentas me poderiam tirá-los de onde se fixaram. Fazem parte do meu quotidiano, do meu pensamento e do meu coração e jamais conseguirei esquecer o papel que tiveram pelo menos no ano de 2009 que acabei de deixar.

Talvez seja demasiado positiva, ou quiçá apenas com uma visão ilusionista da coisa, mas não me arrependo de nada do que fiz em 2009. A verdade é que nem podia, pois tal ajudou a modelar quem eu sou hoje e provavelmente quem virei a ser no dia de amanhã. E mais nada podia desejar de um ano como este. Nada mesmo.

Então fica a questão, e o que sonhar, desejar e esperar para 2010? O que quero eu desejar, que promessas quero eu fazer e que objectivos quero traçar para este ano que já aqui está? A verdade é que ainda nem tive tempo e cabeça para pensar no que 2010 me poderá vir a trazer.


Vou aproveitar os próximos momentos para reflectir sobre isso, enquanto acabo a maratona do Senhor dos Anéis que comecei a ver com o meu pai, neste dia de Ano Novo. Também tenho de descrever o meu início de ano, como foi e o que me trouxe.


Sem comentários:

Enviar um comentário