sexta-feira, julho 16, 2010

Televisão

Eu não sou de ler revistas e certamente também não era e ler jornais... pelo menos até agora, que os recebo em mão, das mais variadas editoras e com os mais variados textos. Foi assim que me apercebi de uma forte luta que a SIC anda a travar para manter as audiencias e (ao que parece) força para se manter aberta e com pujança. Ao que parece (também!) tem tentado concorrer com a TVI (que se encontra em primeiro lugar) e com a RTP, que com formatos mais public friendly tem ganho bastante terreno. E agora começa a minha divagação, sobre a SIC, apesar do meu divórcio recente com a televisão em geral.

Eu sou do tempo em que acordava buéé cedo (tipo 7 ou 8 da manhã) ao fim de semana para ver a Ana Malhoa a cantar com o buereré. Eu acordava literalmente a essa hora ao fim de semana para ver os desenhos animados que, com as cores fortes e histórias divertidas me faziam acordar a horas hoje obrigatórias. Também me lembro dos inúmeros filmes de qualidade que a SIC passava, lembro-me de todos do 007, do Sozinho em Casa e do Beethoven. Lembro-me quando eles eram pioneiros em tudo, desde os miúdos até aos graúdos. Os programas da manhã eram os mais vistos pelos velhinhos (pelo menos a minha avó via sempre a Fátima Lopes) e o telejornal era concreto mas bem informativo. O que aconteceu?

Na minha opinião, acho que a SIC se deixou perder. Deixou de apostar, com o medo de que não resultassem as escolhas que fizessem e encostaram-se às audiências que já tinham, sem lhes oferecer boas e novas opções. Encostou-se CLARO às novelas da Globo, que já não são o que eram. Antes eu lembro-me de ver milhentas delas e até as consigo nomear: "Explode Coração", "A indomada", "Torre de Babel", "Salsaemerengue", "New wave", "O Clone"... Aliás, lembro-me da minha tia quando eu era mais nova, parar para ver a Salsaemerengue... Parar! Agora os nomes das novelas perdem-se no meio do desinteresse do público, que já não entende a vida brasileira e o ritmo que levam. Qual a solução arranjada? Copiarem formatos de novelas e séries de uma qualidade bem inferior. Temos agora a "Lua Vermelha", uma cópia do terrível Twilight. Tinhamos a Floribela, uma cópia da Floribela Brasileira e espanhola. Pior que tudo isso, novelas inteiras dobradas em português... Qual é o objectivo disso? É ridículo.

Os programas da manhã também estagnaram. A Fátima Lopes bem que ia mudando o espacinho dela, mas não haviam grandes e novos segmentos. As piadas eram más, os cenários eram deprimentes e as histórias que lá levaram... Por favor, deprimente ao quadrado! As bandas eram constantemente as mesmas e sinceramente, desistiram de procurar novos talentos, porque simplesmente em Portugal nem os deve haver!!

A informação também não prima pelo interesse, e os desenhos animados desistiram para o mundo. Séries que nos agarravam como o Pokemon e outras tais de grande comercialidade, puff, já eram! Lembro-me de ver o Homem Aranha e adorava, apesar de não seguir com regularidade! Aliás, ainda me lembro de discutir com a minha mãe e de chegar atrasada à escola para ficar a ver Marmalade Boy em casa, a história de amor deles os dois era a novela que precisava quando andava no 7º ano. Assim se vê o que eu já gostava de manga.

Então para mim é óbvio que a SIC não piorou.. desistiu e estagnou.. enquanto as outras se tornaram melhor. É verdade que a TVI tem um maior SHARE que a RTP mas ambas têm públicos muito distintos (pelo menos na minha opinião). A TVI sempre teve uma visão mais emocional, mais dramática da coisa. Todos os seus programas apostam nisso, desde as novelas indecentes para as faixas etárias que se destinam, até aos programas da manhã e da tarde a falar de dramas pessoais que devem ser guardados em casa ou presenteados a alguém mais Oprah e menos Júlia Pinheiro. Já a RTP tomou um caminho mais cultural, abraçou os registos do antigamente e misturou-os com um presente de pés bem assentes no chão. Apostou nos programas culturais (Como o "Quem quer ser milionário" e "O elo mais fraco"), apostou na informação clara, concisa e livre de excessos e acima de tudo, apostou em séries. SIM Séries! É esse o segredo, mostrar ao país boas séries para que eles entendam o que de melhor se faz no estrangeiro. Eu fico presa, imagino o resto do país! A Sic tem de crescer em muitos sentidos.. e eu até tenho a solução para isso:
  • Logo de manhã darem pelo menos uma hora de desenhos animados, para os putos pedirem às mães para ver enquanto comem os cereais. Eles têm muita força no que pedem.
  • Seguir os programas da manhã, com um formato mais intelectual a mostrar o nosso país. Apostem num apresentador coerente e divertido, acompanhado de uma mulher bonita que o ajude a apresentar para os velhinhos. Viagem pelo nosso Portugal, façam segmentos em museus, meu deus, explorem por amor de Deus o nosso país. E sejam divertidos no que fazem, as pessoas querem animação e não desanimação.
  • E que tal um programa de culinária? Ainda se lembram? Eu lembro de alguns que adorava ver, e hoje em dia muitas jovens gostavam de aprender a cozinhar para os namorados ou mesmo para elas próprias.. Apostem!
  • De tarde, Telejornal simples, conciso... Espanha style
  • De tarde, programas pequenos de estilo "Quem quer ganha" ou "Passa a Palavra" (que eu adorava em Espanha!), além de um programa de duas horas para os velhinhos de tarde. Eles gostam e o comum dos mortais está a trabalhar!
  • Uma boa série ao fim do dia, para quando os trabalhadores chegam a casa.. Ou isso ou uma série para os mais novos, o que não faltam é séries apelativas aos mais jovens, é só comprar e passar!
  • Jornal da Noite, dispensa-se excessiva repetição de reportagens da noite anterior ou sketches do Jornal do Almoço, thank you!
  • Programa de cultura, perguntas CULTURAIS, sei lá. Ou isso ou uma série, um filme, qualquer coisa que não sejam programas para atrasados mentais ou coisas sem desenvolvimento mental absolutamente nenhum! Apostem na produção nacional, com guiões adaptados de séries interessantes e com ACTORES como deve de ser.. Dispensam-se os modelos que Falam-assim-a-ler-o-teleponto.
  • À noite (não necessariamente às 3 da manhã!), um bom filme, uma boa série. Repassem séries de qualidade, algo que prenda aqueles que ficam a ver televisão a essa hora. Séries históricas, de ficção ciêntifica.. Hello? Mercado internacional tem imensas.

Foi só um desabafo meu. Porque tenho pena, eu gostava mesmo muito da SIC... era a minha favorita desde muito muito jovem.

Sem comentários:

Enviar um comentário