terça-feira, julho 27, 2010

Projecto Moda (ep1)

Projecto Moda, o novo programa da Rtp1 deixou muito a desejar a todos os fãs que já seguem nos Estados Unidos a passo cada temporada feita. Sendo eu uma deles, e apesar de não ter qualquer formação na área da moda, acredito que sou capaz de dar a minha opinião fundamentada e que sou capaz de criticar este programa (construtivamente).

Primeiro de tudo há que mencionar que a apresentadora é realmente má. Tudo bem que a postura é boa, parece-me boa modelo mas apresentar não é qualquer pessoa que o faz. Acho que foi seca, leu basicamente tudo o que devia ter decorado de alma e faltava-lhe até algum carisma. Há que fazer as pessoas acreditarem que é um reality show, porque de facto, é isso que é.

Quanto aos concorrentes fiquei decepcionada, mas claro está, ainda não vi nada de design nacional que se equipare ao que vejo no project runway todas as temporadas. Todos eles tinham muita falta de auto-estima, tinham desinteresse visual e não souberam aproveitar as silhuetas das modelos. Como já vi escrito em algum lugar, ganhou um vestido que nada de novo tinha, em vez de ganhar o que era mais funcional ou o mais apelativo. Tudo bem que temos de fazer um equilibrio entre o "wearable" e o "sellable" mas a verdade é que para criações batidas e já vistas, temos os chineses em todo o lado. Portugal sempre tentou destinguir-se na qualidade do que exporta, aparentemente o design não está inserido nessa filosofia de qualidade que temos tentado demonstrar do país.

Quanto ao juri sinceramente achei uma enorme falta de respeito estarem todos a falar ao mesmo tempo. Deviam ser educados e um pouco mais críticos quanto à silhueta porque a verdade é que metade dos vestidos que ali estavam eram realmente muito pobres nesse sentido. A escolha dos tecidos foi obviamente muito triste e achei o desafio facílimo. Se dessem 3 dias (no project runway dos EUA teriam dado apenas um dia) para uma simples criação de um vestido de noite preto ou branco, os concorrentes de qualquer temporada do project runway dos Estados Unidos teriam ficado radiantes. E melhor do que radiantes, teriam executado perfeitamente criações úteis, interessantes e certamente mais apetecíveis do que isto.

Quanto ao nosso "Tim Gunn" parece mais um azeiteiro a falar, não tem nível, não tem experiência mas lá vai mandando uma ou outra para a caixa (também nada que qualquer pessoa não pudesse ter feito). Para mim Tim Gunn só há um e por isso há que pelo menos tentar seguir nessa a nossa vertente mais portuguesa, pedindo alguém educado para explicar aos concorrentes que uma pessoa gorda não pode usar um vestido em balão.

E os prémios também me parecem miseráveis.. Onde está o dinheiro para eles fazerem a sua linha de roupa? Estágios e mais cursos? O pessoal quer é dinheiro porque educação já tem que chegue. Mas tasse bem, é apenas mais um detalhe. Tenho pena porque apesar de não ter muita fé na produção nacional de moda nem nos nossos designers portugueses (uns acho que são demasiado conceptuais e outros acho que demasiado pragmáticos), o meu coraçãozinho não se queria fechar para os talentos que pudessem existir no país. Mas se aquilo é o melhor que Portugal tem, pelo amor de Deus, ainda bem que exportamos tudo!

Revejam mas é a temporada do Christian Siriano e aprendam o que é que ele tem que vocês não têm!

Sem comentários:

Enviar um comentário